Workshop comemorativo da semana do bibliotecário de 2017 é ministrado pela Direitora da InnovaGestão

“Lições aprendidas em empreendedorismo em Gestão da Informação e do Conhecimento” foi o tema abordado por Neide De Sordi, diretora da InnovaGestão, no primeiro workshop integrante das comemorações da semana do Bibliotecário 2017, que aconteceu em 13/03, no auditório da Biblioteca da Universidade de Brasília.

Questões relacionadas com o perfil do empreendedor, empreendedor interno, empreendedor social e infoempreendedor foram apresentadas, bem como os aspectos positivos e negativos da atividade.

Segundo Neide De Sordi, para ser empreendedor, não é necessário ser empresário. “Qualquer profissional pode ser um empreendedor interno – colaboradores que tenham a postura de dono do negócio, que assumam a responsabilidade pelas inovações, que tenham paixão pelo trabalho que realizam e pela organização em que atuam, que compartilham conhecimento e buscam aprimorar as atividades e projetos que executam”. Esse é um perfil muito procurado pelas organizações, mas difícil de encontrar.

O que esperar das bibliotecas do século XXI? Essa foi uma das questões centrais apresentadas. Foram analisados os campos não convencionais de atuação do bibliotecário e exemplos de experiências disruptivas que vem ocorrendo nas bibliotecas ou que podem afetá-las.

Ao final do workshop, realizou-se um exercício criativo de análises das inovações possíveis nas bibliotecas dos participantes com base nos recursos disponíveis. O objetivo da dinâmica foi gerar ideias e estimular a sua captação – questão central da gestão de inovações.

#Empreendedorismo #Gestão da Informação #Gestão da Conhecimento #empreendedor #biblioteca #experiênciasdisruptivas #bibliotecasdoséculoXXI  #Liçõesaprendidas