SER OU NÃO SER BIBLIOTECÁRIO

Participe do concurso e concorra a um kindle.

 

Qual a principal motivação para se escolher a Biblioteconomia como profissão?

Há alguns anos o professor Edson Nery da Fonseca escreveu o clássico livro “Ser ou não ser bibliotecário e outros manifestos contra a rotina”, cujo título tomamos emprestado. No texto Edson Nery elenca alguns motivos pelos quais se poderia estimular ou desestimular alguém a seguir a carreira de bibliotecário: “Ser bibliotecário para transformar as bibliotecas em organismos dinamicamente integrados ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico; não ser bibliotecário para tornar-se um burocrata a mais no sistema administrativo da nação, do estado ou do município” ensina ele.

Mesmo sendo uma prática profissional milenar, a Biblioteconomia ainda vive no Brasil e no mundo uma fase de afirmação enquanto profissão, sobretudo em virtude de novas tecnologias como a Inteligência Artificial e o Big Data.

Muitos apontam como motivação o gosto pelo livro e pela leitura; outros simplesmente colocam a baixa concorrência, seja no vestibular, no mercado de trabalho ou mesmo em concursos públicos como atrativo, dado ao pequeno número desses profissionais no Brasil.

QUAL A SUA MOTIVAÇÃO? Responda no formulário abaixo, com uma frase de até 140 (cento e quarenta) caracteres.

O autor da frase escolhida pela comissão constituída pela ABDF para essa avaliação será o ganhador do Kindle oferecido pela InnovaGestão – Consultoria em Informação Ltda.

A premiação ocorrerá por ocasião do workshop 5 da programação da Semana do Bibliotecário 2018, Agenda 2030 das Nações Unidas, dia 15 de março, quinta-feira, no auditório Biblioteca Central da UnB.

REGULAMENTO

Preencha com os seus dados. Os campos marcados com "*" são obrigatórios.

Aguarde...