DATA DE REALIZAÇÃO

04 e 05 de dezembro

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área de Informação

OBJETIVO

Transmitir conhecimentos básicos necessários para a construção de biblioteca digital ou repositório digital da memória institucional, personalizado, de acordo com as necessidades da organização, de forma a permitir o acesso aos conteúdos digitais, incluindo textos, imagens, vídeos, entre outros documentos.

Apresentar teorias, técnicas e ferramentas necessárias para armazenar, organizar, publicar e acessar conteúdos em formato digital utilizando o software livre DSpace.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Gestão da informação e do conhecimento e os repositórios institucionais
  • Repositórios Institucionais no Dspace – acessibilidade, visibilidade, facilidade, preservação e interoperabilidade.
  • Objetivos e possibilidades dos repositórios institucionais
  • Bancos de conhecimentos e repositórios digitais confiáveis utilizando o DSpace
  1. O DSpace
  • Federação DSpace
  • Repositórios DSpace no Brasil e no Mundo
  • Estrutura (recursos tecnológicos)
  • Plataforma DSpace
  • Elementos de metadados do Dublin Core
  • Direitos autorais e depósitos de documentos
  1. Planejamento e políticas de um repositório institucional
  • Marketing de repositórios institucionais
  1. Oficina de implementação do Repositório Institucional no DSpace

INVESTIMENTO:

R$ 1.500,00

CARGA HORÁRIA

16 horas

METODOLOGIA

Aulas expositivas e práticas com acesso ao sistema DSpace.

AVALIAÇÃO

A avaliação, para fins de recebimento de certificado, será realizada considerando a participação individual nas atividades sugeridas, a realização de exercícios em sala de aula.

APOSTILAS, BIBLIOGRAFIA E CERTIFICADOS

Serão fornecidos em meio digital. Os últimos, apenas aos alunos que tiverem participação e frequência mínima de 70% da carga horária.

PROFESSORES

Marília Augusta de Freitas – doutora em Ciência da Informação e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Bibliotecária e mestre pela mesma Universidade. Chefe do Serviço de Gerenciamento da Informação Digital – GID da UnB, setor que coordena as bibliotecas digitais: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Biblioteca Digital de Monografias, Biblioteca Digital e Sonora, Diretório de Periódicos Acadêmicos, Portal de Conferências Eletrônicas e o Repositório Institucional da Universidade de Brasília. Trabalha há seis anos com o DSpace, sendo os dois últimos na equipe do RIUnB e já ministrou diversos cursos semelhantes. http://lattes.cnpq.br/8636654005487585

Patrícia Nunes da Silva – Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2006) e mestre em Ciências da Informação na mesma universidade (2012). É Bibliotecária da Universidade de Brasília. Atuando especialmente nas areas de arquitetura da informação, organização do conhecimento, repositórios e periódicos eletrônicos. É responsável pelo Portal de Periódicos da UnB, pelo contato com professores e editores, treinamento no SEER para editores e criação e manutenção das revistas.