A InnovaGestão é parceira do STM e do TSE no desenvolvimento de Repositórios Institucionais

Neste mês de setembro, a InnovaGestão – Consultoria em Informação ministrou treinamentos para o desenvolvimento de repositório institucional no Superior Tribunal Militar (STM). A ação de capacitaçaõ constituiu-se de dois módulos, o primeiro de instalação e suporte ao Repositório Institucional, destinado aos servidores da Secretaria de Informática, e o segundo de utilização do aplicativo DSpace para o desenvolvimento do repositório institucional, que teve como clientela os servidores da Diretoria de Documentação e Divulgação, que irão atuar no desenvolvimento do mencionado instrumento. O primeiro treinamento foi ministrado por Márcio Gurgel e o segundo por José Ronaldo Vieira e Neide De Sordi.

O Repositório Institucional Digital da Justiça Militar terá a finalidade de preservar a memória institucional e dar livre acesso ao conhecimento gerado no âmbito da instituição.

Por ser um software de código aberto, orientado à criação de repositórios institucionais e à preservação digital, o DSpace foi o sistema escolhido para implementação no STM.

O repositório institucional é ferramenta de apoio ao Programa de Gestão do Conhecimento do Tribunal porque evidencia e valoriza o capital intelectual existente na instituição e ainda possibilita acelerar a geração de novos conhecimentos.

A InnovaGestão irá apoiar a Diretoria de Documentação e Divulgação do STM até a disponibilização do Repositório da Justiça Militar na web.

No mês de agosto, a InnovaGestão ministrou cursos semelhantes no Tribunal Superior Eleitoral e irá também apoiar a Biblioteca daquele tribunal no processo.