BIBLIOTECÁRIOS E ARQUIVISTAS DISCUTEM A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NOS TRIBUNAIS DE CONTAS

Teve início no dia 30 de setembro, no Tribunal de Contas do Estado da Bahia, em Salvador, a 6a edição do Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas (VI Bibliocontas), que conta com a participação de arquivistas e bibliotecários dos tribunais de contas brasileiros e de alguns países de Língua Portuguesa da África.

O evento, que teve como tema geral a cooperação na web 2.0, prossegue até o dia 3 de outubro. Na solenidade de abertura contou-se com a apresentação do Coral dos Meninos do Bairro da Paz, regido pelo maestro Keiler Rêgo, seguido do discurso de abertura do presidente do Tribunal de Contas da Bahia, Inaldo da Paixão Santos Araújo, que deu boas vindas aos participantes. O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Marcos Paulo Viana também fez uma saudação aos presentes.

A primeira palestra do evento, Gestão do Conhecimento Aplicada às Unidades de Informação da Rede BiblioContas, foi proferida por Neide De Sordi, Diretora da InnovaGestão – Consultoria em Informação.

Na sua apresentação, Neide De Sordi ressaltou que “a missão da instituição define os ativos de conhecimento que as suas unidades de informação devem coletar, organizar e disponibilizar”. Na ocasião, apresentou exemplos de conteúdos das bases de conhecimento que devem ser implementadas nos tribunais de contas.

Ainda segundo Neide De Sordi, “com a implantação da Lei de Acesso à Informação, bibliotecas e arquivos têm a oportunidade de, efetivamente, fortalecer o seu papel de unidades indutoras da cultura da transparência, na medida em que organizar e disponibilizar, de forma ativa, os conjuntos documentais da instituição. Também atuarão como mediadores na formação de bases de conhecimentos institucionais, uma vez que, a partir do conhecimento da demanda de informações da sociedade, poderão definir os ativos de informação a serem disponibilizados”.

Na avaliação da gerente de Biblioteca e Documentação do TCE, Denilze Sacramento Alencar, organizadora do evento, o Fórum é um exemplo da busca pela renovação na forma de os Tribunais de Contas lidarem com a informação. “Ouvindo todos os colegas, temos a oportunidade de trocar experiências com o objetivo de gerenciar melhor as informações institucionais e fortalecer as atividades de controle, em prol da sociedade. A marca mais importante deste Fórum é a cooperação, o compartilhamento de experiências e a disseminação de informações que servirão para avançarmos”, disse a servidora.