Neide De Sordi apresentou a palestra O futuro das Bibliotecas Jurídicas e dos bibliotecários

Neide De Sordi, diretora da InnovaGestão, apresentou a palestra, “O futuro das Bibliotecas Jurídicas e dos bibliotecários: serviços, competências, transformações digitais” no XVII Encontro de Bibliotecários da Justiça do Trabalho – EBJUT XVII, realizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo, no dia 19 de setembro.

Neide De Sordi abordou questões relativas ao impacto da transformação digital na sociedade, nas organizações e nas bibliotecas, bem como as boas práticas de serviços bibliotecários que estão acompanhando a transformação digital.

A palestrante abordou aspectos das mudanças de paradigmas no mundo do trabalho em geral e nas bibliotecas em especial, quando apresentou experiências de utilização de tecnologias como o blockchain, inteligência artificial, big data e outras que privilegiam a redução de intermediação humana em atividades, que, até o presente, têm sido desenvolvidas por bibliotecários. Exemplos de serviços compartilhados e colaborativos adequados à Rede de Bibliotecas da Justiça do Trabalho também foram apresentados.

Neide De Sordi encerrou a apresentação enfatizado que as bibliotecas são espaços sociais e os seus bibliotecários agentes de transformação social e que, certamente, continuarão a desempenhar esse papel. “Até o presente, o bibliotecário tem acompanhado a evolução tecnológica, passando dos livros manuscritos aos incunábulos, desses ao livro impresso como conhecemos hoje, e ao livro digital. O bibliotecário tem liderando movimentos como do acesso universal ao conhecimento, do acesso aberto, entre outras revoluções disruptivas que nos trouxe até aqui. Eu acredito que conseguiremos continuar acompanhando essas transformações.